Entrei em transição! O que devo fazer?

Oieeeee!!!

Me perdoem a demora para postar mas ando um pouco sem inspiração, sem ideia do que escrever. Então, se quiserem me mandar sugestões do que escrever, aceito com todo prazer! =D

Pelo título vocês já viram que o assunto é um pouco delicado e complexo, porque meche com a auto-estima das pessoas que estão em transição.
Eu participo de vários grupos de cabelo cacheado e sempre vejo meninas que entram em transição sem saber o que é, e o que as esperam pela frente, muitas decidem parar com a química porque viu a amiga, prima, irmã entrando em transição e vai na onda sem ter ideia do que vai enfrentar.

A primeira coisa a ser feita é se perguntar: Estou pronta para deixar de usar química e aprender a cuidar do meu cabelo natural?
Quem entra nessa para ver no que vai dar, acaba dando de cara com muitas questões que só aparecem quando a raiz está 'alta'. As meninas entram em desespero por que não sabem o que fazer no cabelo com duas texturas, escova já não fica legal, chapinha também, viver no rabo de cavalo então é a treva e por não saberem como lidar com isso acabam caindo nas garras da química de novo. Por isso é importante saber que não vai ser fácil e estar nessa de corpo, mente e alma, quando eu entrei em transição não tinha ninguém para me dizer isso, tomei essa decisão e segui firme, só depois fui encontrar os grupos de cachos para me apoiar e ajudar, pegar dicas e técnicas de como cuidar.

Hoje as meninas e meninos estão entrando em transição com um mundo de informações aos seus pés e só quem está realmente firme consegue ir ao fim, como diz o ditado "Não há vitória sem guerra" e a nossa guerra é árdua, difícil para quem não aguenta a pressão mas no fim, ah no fim, vem um novo começo.

Minha dica é que depois de feita a pergunta lá de cima e se a resposta for sim, que você comece a ler muito e acumular conhecimento sobre tudo, cremes, hidratações, veja suas fotos da infância para tentar identificar seu cabelo, porque dependendo do formato dele algumas técnicas se dão melhor outras nem tanto, e muito importante, saber que o seu cabelo com química não vai cachear, essa parte com química não volta a ter os cachos naturais, somente o seu cabelo que vai crescer da raiz, então não adianta se desesperar e desistir porque a parte lisa não enrola, pois não enrola mesmo, apenas temporariamente se você fizer a texturização como eu explico aqui e também tem o cronograma capilar que conto aqui, uma santa ajuda pra recuperar o cabelo danificado.





Eu também lotei meu computador com fotos de cacheadas de todos os tipos e cores e tamanhos, quando batia o desânimo, corria e olhava as fotos lindas e me animava de novo.
Sei também que é muito importante quando alguém nos apoia mas se você não tiver ninguém pra te animar não tome como ofensa e foque todas as suas forças no seu objetivo. Muitas pessoas se importam demais com a opinião dos outros, da família, amigos e até de quem nem conhecem e isso é um grande balde de água fria na auto-estima, pois influencia demais nas decisões e acaba retardando o progresso em tudo na nossa vida, eu que nunca fui de ligar para a opinião alheia também fiquei encucada com a reação das pessoas quando fiz meu BC, então entendo perfeitamente as inseguranças mas entenda que se você for deixar de fazer o que você quer porque os outros não gostam, você vai agradar a todos, menos você, então só absorva as opiniões construtivas e que te coloque pra cima.

No mais é ter em mente que a transição é um processo que não vai durar para sempre e que quando acabar você vai ver que valeu a pena todo o esforço, todas as inseguranças pois não há nada que pague o preço da liberdade, o preço de se reencontrar.




Espero que tenham gostado do post e que tenha ajudado vocês de alguma forma! <3 GRATIDÃO!

Comentários

  1. Olá meu nome é Marcela. Tenho cachos e meu cabelo não tem química nenhuma. Gostaria de pintar ele. Se eu pintar os cachos sairão? Existe tintura específica para cabelos cacheados?

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Marcela. Tenho cachos e meu cabelo não tem química nenhuma. Gostaria de pintar ele. Se eu pintar os cachos sairão? Existe tintura específica para cabelos cacheados?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!