Cronograma Capilar

Oi pessoal! Como estão? 
Hoje vamos falar sobre o cronograma capilar, que gera ainda muitas dúvidas mas que na prática é simples e que garante uma boa recuperação do cabelo danificado, ou mesmo uma manutenção  diária de cuidados para um cabelo bonito e saudável.

O cronograma nada mais é do que uma rotina de cuidados com duração mínima de um mês e que (termina quando você achar que conseguiu recuperar seu cabelo) visa recuperar a HIDRATAÇÃONUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO do cabelo. 


blogsuperbonitabycami

Por que eu preciso seguir essa rotina?

Com o uso de químicas, chapinha, secador, e fatores externos como sol, frio, chuva, poluição, acabam afetando a saúde dos fios (cabelo elástico, ressecado, sem brilho, pontas duplas, triplas, quadruplas, quebra e queda) e também por falta de tempo acabamos por não dar a atenção e cuidados que eles merecem e necessitam. 

Por que esses três passos são importantes? (Hidratação, Nutrição e Reconstrução)

A fibra capilar é composta em sua maior parte de proteína e o restante de água e lipídios, então a hidratação é a reposição do líquido (vitaminas e minerais) perdidos, a nutrição dos lipídios e a reconstrução das proteínas. 

É importante que você entenda essas etapas para avaliar qual delas o seu cabelo está necessitando mais, por isso não existe um cronograma perfeito que vai garantir a recuperação do seu cabelo, existem alguns calendários já prontos pela internet que pode servir de exemplo pra sua rotina mas eu sempre digo e recomendo que VOCÊ entenda qual a maior necessidade do seu cabelo e monte seu próprio calendário.

Agora vamos entender quais substâncias devem conter em seu produto para ele ser considerado H, N, R:

Produtos hidratantes tem em sua formulação ingredientes a base de frutas, vegetais, vitaminas e minerais, açucares, mel, pantenol, glicerina, álcoois modificados (veja na tabela), aloe vera entre outros, que vão devolver e manter a hidratação do fio e mandando embora o ressecamento.

Produtos nutritivos tem como base, óleos e manteigas vegetais (gorduras), saudáveis que são importantes para devolver e manter o brilho, maciez e selar a água mantendo a hidratação.

Produtos reconstrutores tem na fórmula as proteínas, que vão devolver a massa perdida, "encorpando" o fio e reparando os danos. Frisando que a reconstrução vai depender da sua necessidade, se você faz uso de químicas com mais frequência, aí a reconstrução deverá entrar mais vezes na sua rotina, lembrando também que o cabelo natural (que não tem uso de química como, tinturas, alisamentos, relaxamentos e o uso de secador e chapinha) não necessita de reconstrução constante, é recomendável uma vez no mês, apenas  para manter sua estrutura fortalecida.

Importante também se atentar para o uso frequente da QUERATINA, que pode causar efeito contrário e enrijecer o fio, podendo até causar sua quebra, por isso é importante intercalar seu tratamento com outras proteínas.


blogcarmelita

opções de produtos para cada etapa


É basicamente isso pessoal, espero que vocês tenham entendido e gostado! Me contem o que acharam e se ainda tiver alguma dúvida me perguntem por aqui ou lá na nossa página, ok?! Um super beijo!

Comentários