Umectação - Banho de óleo(s)

Oi pessoal!!! Como estão? 

Hoje vim contar sobre a UMECTAÇÃO, nome estranho né? Pra muitas pessoas sim mas tem muita gente que já sabe o que é e como faz e adora porque deixa um resultado incrível no cabelo!



Bom, esse tratamento nada mais é que umedecer os fios somente com óleo (um ou mais) de preferência que seja puro (100% vegetal), esse banho de óleo é indicado para o cabelo seco, sem balanço, sem brilho, sem maleabilidade, já que a oleosidade natural no nosso couro cabeludo não consegue alcançar todo o comprimento do fio, no caso dos cachos, então temos que dar uma ajudinha, também podem ser usados nos cabelos lisos, porém eu não recomendo que seja usado na raiz e sim somente na extensão do cabelo, pode ser feito no mesmo dia da nutrição (umectação, depois nutrição), veja como montar seu cronograma capilar aqui

Quais óleos posso usar para umectar meu cabelo?

 . óleo de coco
 . azeite de oliva extra virgem
 . óleo de amêndoas
 . óleo de mamona ou rícino ou de castor
 . óleo de abacate
 . óleo de semente de uva
 . óleo de babosa
 . óleo de café
 . óleo de argan
 . óleo de macadâmia
 . óleo de jojoba
 . óleo de linhaça
 Entre muuuuitos outros!

Como devo usar?
Você pode usar apenas com um óleo ou fazer uma mistura, reunindo os benefícios de vários em um.
Primeiro indico que você coloque uma quantidade que seja suficiente pro seu tamanho de cabelo em um recipiente de plástico, uma toalha ou blusa velha pra cobrir os ombros, presilhas pra prender o cabelo e pente para dividir.

1ª forma de uso:
Antes do shampoo com o cabelo sujo, separe as mechas e coloque um pequena quantidade nas mãos, esfregue bem até esquentar e aplique na mecha começando pelas pontas e subindo por todo comprimento, faça movimentos repetidos e rápidos envolvendo o fio com o óleo, até sentir que está todo "embebido", coloque uma touca de plástico para proteger e evitar que o óleo vaze. Você pode aguardar o mínimo de 2 horas como também pode dormir com ele e tirar no outro dia com shampoo e condicionador. 

2º forma de uso:
Após lavar o cabelo com o shampoo, repita toda a etapa de aplicação do óleo como no 1º exemplo, retire com água e depois use seu condicionador e retire até sentir que não tem mais óleo, finalize como de costume.

3ª forma de uso:
Misturado no creme de nutrição, você pode usar seu óleo para turbinar seu creme de hidratação, eu costumo fazer isso porque eu sempre prefiro comprar cremes baratinhos que geralmente não contém uma grande quantidade da matéria-prima e por isso precisam ser incrementados, misturo na quantidade de creme que vou usar, umas duas ou três colheres de sopa do óleo que eu tiver no momento. Como eu disse a umectação é um banho de óleo puro, na teoria deveríamos usar somente ele mas essa forma de uso também é válida pra quem ainda não se sente seguro em aplicar o óleo direto no cabelo. Então primeiro lava-se com shampoo, aplique o creme com o óleo misturado, deixe agir de 30 a 40 min. enxágue e depois aplique seu condicionador, finalize como de costume.

Qualquer pessoa pode fazer esse tratamento e todas essas formas de umectar irão te dar um ótimo resultado, cabelo macio, brilhoso, super definição (no caso dos cachos) e fim do ressecamento.

Vídeo umectação para cabelos cacheados:

Vídeo umectação em cabelos lisos:


Eu espero que tenham gostado pessoal! Se testarem me contem lá na página e quem já faz, me diga qual óleo prefere e como faz sua aplicação! Um super beijo!

Comentários